• ONTOCRACIA
    Um Novo Começo
  • A política é a arte ou a ciência de governar que tem como utilidade governar pessoas.

    A desonestidade, o desejo individual, o sentimento de posse, o orgulho, o poder, etc., são alguns dos valores que o comum dos mortais  encontrou para expressar a arte política.

    O ser humano esforça-se para expressar os seus próprios desejos individuais, sempre em oposição aos desejos dos outros. Cada um por si em oposição ao outro.

    A arte de governar manifesta-se somente porque as pessoas são corruptas, são animais perigosos, por isso devem ser controladas, devem ser governadas. Isto é o que acontece no mundo.

    Por favor, veja por si mesmo. Mais leis, mais polícia, mais exércitos, mais armamento, etc.

    Então, o que é a arte de governo? Qual o sentido da palavra arte? Não é escrever poemas, pintar quadros, escrever Novelas.

    Arte a palavra e não a expressão da palavra. Arte significa colocar todas as coisas na posição certa. Colocar todas as coisas, todas as ações, todos os pensamentos na posição certa. Todos os seres humanos têm o seu lugar.

    Então, quando nós seres humanos, não temos esta arte em nós mesmos. Arte no sentido de colocar a minha casa, que sou eu, em ordem, então alguém tem que a colocar em ordem.

    Nós criámos esta sociedade e deixámos aos políticos a possibilidade de a alterar. Nós criámos o monstro chamado sociedade e para o controlar temos os políticos.

    Nós queremos líderes políticos. Estamos sempre à espera de novos líderes. Uns melhores e outros piores. Estamos sempre à espera de alguém diferente, sempre alguém que nos lidere e que nos diga o que fazer. E não há nenhum líder, nenhum salvador, nenhum guru, nenhum livro que nos possa ajudar.

    Nada vai alterar a condição humana. A condição humana é aquilo que somos, e se não apelarmos a nós mesmos para trazer a mutação radical, a mudança para nos transformarmos, nenhum líder nem ninguém vai fazê-lo. Podemos procurar em vão por um líder político, por um líder mundial, mas criaremos ainda um mundo mais caótico daquele que existe.

    Por incrível que pareça estamos sempre à espera de alguém que o faça por nós. Então, o que é que vais fazer acerca disto?

    Ouvir já é muito bom, muito boa ideia, mas para mim é assustadoramente difícil mudar.

    Porque já não temos energia para fazer seja o que for. Então cada um de nós torna-se negligente, indiferente, aceita as coisas como elas são e segue em frente.

    Então, se nós percebermos que o mundo, a sociedade, as guerras, a bomba nuclear, todos os tratados de destruição. Se percebermos que somos responsáveis por tudo isto. Uma responsabilidade que arde dentro de nós e que requer uma ação intensa em nós mesmos. Então talvez haja a possibilidade de uma nova sociedade no seu grupo de seres humanos e talvez tenhamos um mundo diferente.

    JIDDU KRISHNAMURTI (adaptado)

Não está autorizado a copiar conteúdos deste site. Muito Grato